A avaliação psicológica é um processo dinâmico de avaliação que pode envolver um ou mais testes psicológicos e entrevistas. Pode acontecer em uma ou mais sessões, a depender do que está se investigando.
O objetivo da avaliação é compreender melhor o funcionamento psicológico dos indivíduos e dessa forma poder tomar as decisões mais assertivas acerca do tratamento ou processos pelos quais os indivíduos estão passando.
A avaliação psicológica serve para múltiplos propósitos, o profissional formado em psicologia pode aplicar a avaliação nas seguintes situações:
Nos casos mencionados, a avaliação se faz necessária para preparar, no que diz respeito aos aspectos psicológicos, o paciente para enfrentar uma situação específica ou para determinar o seu nível de aptidão.
A avaliação psicológica admite determinar a aptidão de indivíduos para a concessão de autorizações e licenças e a condição psicológica para passar por procedimentos cirúrgicos, além de identificar e averiguar os comportamentos que causam sofrimento aos pacientes de terapia.
Dessa maneira, é possível realizar intervenções bem-sucedidas no comportamento humano em diversos contextos, como no trabalho, organizações, trânsito, modo de vida, saúde, entre outros.
Na psicoterapia, os pacientes podem tomar decisões assertivas acerca do que traz sofrimento para as suas vidas. Já em outros campos, os resultados embasam decisões ou intervenções que impactam indivíduos, grupos e a sociedade de modo geral.
PRECISA FAZER UMA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
O primeiro passo é procurar por profissionais qualificados e credenciados ao conselho de Psicologia, após isso o profissional vai buscar entender qual sua necessidade, quais seus objetivos com a avaliação para poder selecionar as melhores ferramentas para a investigação que pode variar de duas a mais sessões.
Veja se suas dúvidas estão nas nossas perguntas frequentes
Os instrumentos variam mas geralmente incluem testes padronizados, questionários, inventários de comportamento e personalidade, técnicas projetivas, escalas de avaliação, e entrevistas estruturadas ou semi-estruturadas.
Somente profissionais qualificados e licenciados, como psicólogos clínicos, têm a formação necessária para realizar avaliações psicológicas. Eles são treinados em administração, pontuação e interpretação dos resultados.
Você pode esperar passar por uma série de testes e entrevistas que podem durar várias horas ou até serem distribuídos em múltiplas sessões. O psicólogo deverá explicar o propósito dos testes e como eles serão realizados.
Sim, os resultados são confidenciais e protegidos por lei. Eles são compartilhados apenas com o consentimento por escrito do cliente ou quando legalmente exigido.
s resultados são usados para formular um plano de tratamento, fazer recomendações educacionais ou ocupacionais, guiar decisões legais ou para dar aos pacientes um melhor entendimento de suas próprias habilidades, características e desafios.
“Ouça as vozes de quem já trilhou o caminho da transformação na Clínica Simples Mente – histórias reais, sucessos compartilhados.”
Rua: Firmo de Matos, 682, entre a Cuiabá e D. Aquino.
(67) 3231 - 7757