Psicoterapia

A psicoterapia é um procedimento conduzido por uma profissional da área da Psicologia, esse profissional geralmente conduz o processo terapêutico guiado por uma abordagem, que pode ser a Análise do Comportamento, a Psicanálise, a Gestalt, a Terapia de aceitação e compromisso ou a Terapia Cognitivo Comportamental.

Detalhes

Uma coisa em comum em todas as abordagens é que o psicoterapeuta sem mantem neutro e sem julgamentos aos conteúdos que o paciente/cliente leva ao setting terapêutico. Essa postura é necessária para que o paciente/cliente possa se abrir e falar tudo que está acontecendo em sua vida naquele momento.

O processo terapêutico pode ocorrer com uma ou mais pessoas da mesma família e o psicoterapeuta, através da fala, o paciente/cliente expressa seus pensamentos, emoções, conflitos ou outras situações que ele julgue que necessitam de alguma orientação. O psicoterapeuta por sua vez, conduz o processo através de técnicas da sua abordagem, para levar seu paciente/cliente a tomar as melhores decisões para sua vida.

Público e benefícios

Pessoas de todas as idades podem se beneficiar da psicoterapia, pois é um processo indicado para todos aqueles que desejem se conhecer melhor, não precisa apresentar nenhum transtorno psiquiátrico.

Mas sim, se recomendam com mais frequência a psicoterapia para pessoas que apresentem casos de ansiedade, depressão, distúrbios de imagem e outros transtornos psiquiátricos. E também para pessoas que passaram por alguma situação que gerou algum trauma, como perdas, algum tipo de violência, acidentes e casais que passam por dificuldades no casamento. Assim como pessoas com medos excessivos, como fobias de animais e outros.

Para crianças e adolescentes com dificuldades de relacionamento, com comportamentos agressivos, dificuldades com sua autoestima.

 

Benefícios 

A psicoterapia tem resultados benéficos na autoestima, no trabalho, nos estudos, nos relacionamentos, entre vários outros aspectos importantes para a nossa vida. Auxiliando o paciente a se conhecer melhor e ele pode então lidar melhor com as situações cotidianas que o afetam de maneira negativa.

A psicoterapia pode auxiliar na diminuição da medicação psiquiátrica e chegar até mesmo na retirada total. Pessoas com dificuldades específicas também se beneficiam da psicoterapia, como dificuldade de falar em público, medo de dirigir ou outros.

A psicoterapia auxilia na elaboração dos sentimentos, ajudando na nomeação e expressão de sentimentos e emoções que muitas vezes geram angústia, quando os sentimentos são elaborados e discutidos a fundo a tendencia é que não gerem mais angústias e o paciente pode lidar melhor com suas emoções.

 

Assim o tratamento ajuda os pacientes a reencontrarem o caminho para uma vida feliz, a visualizar os problemas de maneira mais realista e a definir as próprias estratégias para ultrapassar os obstáculos.Agora que você já entendeu melhor o que é a psicoterapia e seus benefícios, não seria a hora de considerar a busca por um profissional? Ele pode ajudar no seu bem-estar!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Perguntas Frequentes

Veja se suas dúvidas estão nas nossas perguntas frequentes

Existem vários tipos, incluindo terapia cognitivo-comportamental (TCC), terapia psicodinâmica, terapia humanista, terapia familiar e terapia de grupo. Cada uma tem abordagens e técnicas distintas.

Se você está lidando com sentimentos persistentes de tristeza ou ansiedade, dificuldades relacionais, problemas de comportamento, ou se está passando por grandes mudanças de vida que estão causando estresse, psicoterapia pode ser útil.

A duração pode variar consideravelmente, de algumas sessões para questões pontuais até vários meses ou anos para questões mais complexas. Isso é frequentemente determinado pelas necessidades e objetivos do paciente.

A duração do tratamento psicopedagógico varia conforme a natureza e a gravidade das dificuldades de aprendizagem, bem como a resposta do aluno às intervenções. Algumas questões podem ser resolvidas em meses, enquanto outras podem exigir acompanhamento mais prolongado.

Sim, a confidencialidade é uma parte central da psicoterapia. Terapeutas são obrigados a manter a confidencialidade das informações do paciente, com algumas exceções legais relacionadas à segurança.

Depoimentos

“Ouça as vozes de quem já trilhou o caminho da transformação na Clínica Simples Mente – histórias reais, sucessos compartilhados.”

Rua: Firmo de Matos, 682, entre a Cuiabá e D. Aquino.

(67) 3231 - 7757

Abrir bate-papo
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 como
Podemos ajudar?